UNEAFRO realiza Aulão na UERJ para debater universidade democrática e antirracista
Neste sábado (17), a UNEAFRO realizará uma aula magna na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), com a presença de lideranças do movimento negro, professores, parlamentares e estudantes dos cursinhos populares da entidade.
Sob o tema “Universidade para Todes: universidade preta, plural e democrática”, ao longo do dia serão debatidos os desafios enfrentados pela juventude negra e as ações práticas na política para enfrentá-los, o papel da universidade para a construção da democracia e combate ao racismo, a lei de Cotas e as mudanças que vieram com a política pública, entre outros.
Entre as autoridades confirmadas estão o deputado federal Henrique Vieira (PSOL), a deputada estadual Renata Souza PSOL) e a vereadora do Rio de Janeiro, Mônica Cunha (PSOL).
De acordo com Vanessa Vicente, coordenadora da UNEAFRO, no Rio de Janeiro , esse é o primeiro aulão da entidade no estado, e além de promover a integração dos estudantes dos cursinhos pré-vestibulares de Angra dos Reis, Mesquita, Belford Roxo e da capital fluminense, irá reunir reivindicações dos alunos e professores dessas unidades.
“Vamos elaborar um documento com diretrizes para o poder público e entregá-las ao parlamentares presentes no evento, com o intuito de construir uma universidade democrática e antirracista”, observa.
Sobre a UNEAFRO
A UNEAFRO é um movimento que se organiza em núcleos de atuação em diversas áreas. O trabalho mais conhecido são os cursinhos pré-vestibulares comunitários que atendem jovens e adultos oriundos de escolas públicas, prioritariamente negros e negra as, que sonham em ingressar no Ensino Superior e preparar-se para o ENEM ou Concursos Públicos
Notícia Preta