Voltar ao site

Renata Souza vai encaminhar relatório da Comissão de Enfrentamento à Miséria para o Ministério Público

· Matérias

Renata Souza vai encaminhar relatório da Comissão de Enfrentamento à Miséria para o Ministério Público

A presidente da Comissão Especial de Enfrentamento à Miséria da Alerj, deputada Renata Souza (PSOL-RJ), vai encaminhar ao Ministério Público e para o governo do estado o relatório final da comissão com 25 propostas de soluções para a fome, o desemprego, o déficit de moradia e de saneamento básico, entre outras.

Com 227 páginas, o relatório traz o contexto histórico do problema e as circunstâncias sob as quais o Rio de Janeiro concentra 10% dos 33 milhões de brasileiros que não têm o que comer, além de apresentar o resultado de cinco audiências públicas e 13 visitas técnicas a municípios da Baixada e do interior, assim como de favelas da capital.

“Todo esse trabalho nos permitiu comprovar a extrema gravidade das condições de vida no Estado do Rio. Não inventamos a roda, elaboramos essas propostas de soluções com base no esforço dos que vieram antes, pois o problema é antigo e há 70 anos de acúmulo de conhecimento nesse campo", afirmou Renata Souza

Para acabar com a fome, além do investimento em políticas como a renda básica e a agricultura familiar, o relatório afirma que depende de vontade política a execução de políticas públicas para garantir o necessário para assegurar a dignidade humana.

Além de Renata Souza como presidente, a Comissão teve a deputada estadual Enfermeira Rejane como vice, Flavio Serafini como relator, Zeidan, Martha Rocha e Waldeck Carneiro como membros.

Extra