Voltar ao site

Renata Souza pede ao MP investigações sobre operação que deixou quatro mortos em favela de Niterói

· Matérias

Renata Souza pede ao MP investigações sobre operação que deixou quatro mortos em favela de Niterói

A deputada estadual Renata Souza (PSOL) entrou com uma representação pedindo que o Ministério Público promova a devida investigação sobre os quatro homens mortos pela polícia na operação de ontem no Complexo do Engenhoca e do Santo Cristo, em Niterói, Região Metropolitana do Rio.

A parlamentar argumentou que a percepção de que violações praticadas pelos agentes de segurança pública em operações policiais nas comunidades do Rio e a lógica do confronto têm sido recorrentes. Nesse contexto, Renata pediu uma apuração sobre o caso e ações para coibir “práticas exorbitantes e violações cometidas pelos agentes durante as incursões policiais” .

No documento, a psolista apresentou dados do Instituto de Segurança Pública (ISP-RJ) que mostram uma redução da letalidade de 71,7% no número de mortes por intervenção por agentes do Estado nos quatro meses após a decisão liminar do STF que determina a redução da letalidade policial. Apesar disso, Renata afirma que, na prática, cresce cada vez mais as operações “desastrosas, truculentas e que resultam em episódios que podem ser caracterizados como chacinas”.

Extra