Por atuação na pandemia, Alerj premia Nísia Trindade, presidente da Fiocruz
Alerj homenageia Nísia Trindade por seu trabalho na pandemia. Esse mês Fiocruz entrega primeiro lote de vacina com IFA 100% nacional
Por sua atuação na pandemia, a presidente da Fundação Oswaldo Cruz(Fiocruz),Nísia Trindade, será homenageada com o Prêmio Anna Nery da Saúde, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj).A proposta é de autoria da deputada Renata Souza (PSol) e foi aprovada em plenário, em discussão única, nesta quarta-feira. O texto será promulgado pelo presidente da Alerj, deputado André Ceciliano (PT), e publicado no Diário Oficial do Legislativo nos próximos dias.
Renata Souza ressalta Nísia liderou “grandiosas ações” da instituição no enfrentamento da pandemia de covid-19 no Brasil, dentre elas estão a criação do novo Centro Hospitalar no campus de Manguinhos; a coordenação no País do ensaio clínico Solidarity da Organização Mundial da Saúde (OMS); aumento da capacidade nacional de produção de kits de diagnóstico e processamento de resultados de testagens; criação do Observatório Covid-19, rede transdisciplinar que realiza pesquisas e sistematiza dados epidemiológicos e o mais importante de todos, a parceria com a Universidade de Oxford e o laboratório AstraZeneca para recepção e preparo das vacinas contra a Covid com utilização do Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) importado da China.
Até o final do ano passado, foram 153,2 milhões de doses distribuídas pela Fundação para todo o País. Em janeiro, a Anvisa autorizou a fabricação de imunizantes com IFA 100% nacional produzido pela Fiocruz. As primeiras doses brasileiras da vacina serão entregues ainda esse mês ao Ministério da Saúde.
Diário do Porto