Voltar ao site

PI DO RECONHECIMENTO FOTOGRÁFICO OUVE PERITA DA POLÍCIA CIVIL E VÍTIMA DE ERRO EM IDENTIFICAÇÃO

· Matérias

PI DO RECONHECIMENTO FOTOGRÁFICO OUVE PERITA DA POLÍCIA CIVIL E VÍTIMA DE ERRO EM IDENTIFICAÇÃO

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Reconhecimento Fotográfico nas Delegacias, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), realizará, nesta quinta-feira (28/09), oitivas com a perita criminal da Polícia Civil, Denise Rivera, e o produtor cultural Ângelo Gustavo Pereira Nobre, preso injustamente, em 2020, por erro no procedimento de identificação. A reunião acontecerá na sala 1808 do Edifício Lúcio Costa, sede do Legislativo fluminense, às 13h, com transmissão ao vivo pela TV Alerj.

A presidente da Comissão, deputada Renata Souza (PSol), explicou quais são os objetivos das oitivas. "Vamos ouvir mais uma vítima de prisão por erro no reconhecimento fotográfico e também uma perita da Polícia Civil. Essas pessoas certamente contribuirão para a melhor compreensão desse problema que é multifatorial e exige mudanças de vários procedimentos em diversas instâncias", afirmou a parlamentar.

Denise Rivera é perita criminal de 1ª classe, com mais de 30 anos de experiência em Criminalística e possui especialização em Documentoscopia e Análise de Vídeo. Exerceu o cargo de assessora Técnica Especial do Secretário de Polícia Civil no período de janeiro de 2021 a agosto de 2022, quando ficou responsável pela gestão da perícia oficial do estado. Foi também diretora da Associação dos Peritos Oficiais do Estado do Rio (Aperj) e da Associação Brasileira de Criminalística (ABC), atualmente ocupa o cargo de assessora técnica do recém-criado Núcleo de Investigação Defensiva (Nidef) da Defensoria Pública do Estado.

ALERJ