Voltar ao site

Novos deputados assumem na Alerj e iniciam ano legislativo

Parlamento fluminense dá início aos trabalhos de 2025 com mudanças e expectativas para os próximos dois anos

· Matérias

Novos deputados assumem na Alerj e iniciam ano legislativo

Parlamento fluminense dá início aos trabalhos de 2025 com mudanças e expectativas para os próximos dois anos

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) iniciou o ano legislativo nesta segunda-feira (03/02) com a posse definitiva de seis novos parlamentares que assumiram vagas em janeiro, após as eleições municipais. Além disso, quatro deputados licenciados para exercer cargos no Executivo foram substituídos por suplentes. O evento contou com a presença de diversas autoridades estaduais e municipais.

A abertura oficial da 3ª Sessão Legislativa da 13ª Legislatura será nesta terça-feira (04/02) e contará com a presença do governador Cláudio Castro, além da votação dos primeiros projetos de lei do ano.

Debates e prioridades para o ano

Decanos da Casa aproveitaram a sessão para destacar temas urgentes. O deputado Carlos Minc (PSB) abordou a necessidade de enfrentar a violência e reforçar a legislação ambiental. “O Rio precisa de soluções para segurança e redução da poluição”, declarou.

Luiz Paulo (PSD) alertou para o impacto econômico da renegociação da dívida estadual. “O Propag, aliado à reforma tributária, pode trazer avanços para o estado”, explicou.

O deputado Rodrigo Amorim (União) ressaltou a união de partidos com diferentes ideologias na eleição da Mesa Diretora, enquanto Renata Souza (PSol) defendeu a independência da Alerj frente ao Executivo. “O parlamento precisa garantir sua autonomia para fiscalizar com mais efetividade”, afirmou.

Diário Carioca
Link da matéria