Voltar ao site

Lula promete ‘condições de igualdade’ ao PSOL

· Matérias

Lula promete ‘condições de igualdade’ ao PSOL

No último dia de seu périplo pelo Rio de Janeiro, Lula esteve nesta quarta-feira na sede do PSOL fluminense para firmar um compromisso com lideranças da esquerda no estado. A quadros do partido, o ex-presidente prometeu que, em troca de apoio na busca pela Presidência, quer que o PSOL dialogue em “condições de igualdade” com os petistas na construção da plataforma de um eventual governo.  

O movimento tenta aplacar discordâncias em torno da escolha de Geraldo Alckmin para vice na chapa à Presidência. Além das origens tucanas do ex-governador de São Paulo, a opção pelo nome dele alça o PSB, partido ao qual recém se filiou, a uma posição mais confortável que a do PSOL entre os aliados lulistas. Foi a esses anseios que Lula se direcionou.

As falas do petista foram direcionadas às deputadas Renata Souza e Talíria Petrone, ao vereador Tarcísio Motta e outros quadros do PSOL presentes no encontro. Marcelo Freixo, que trocou a legenda pelo PSB e concorrerá ao governo do Rio com apoio de Lula, não participou do evento. Acompanhavam o cacique, na comitiva do PT, Gleisi Hoffmann, Lindbergh Farias, Celso Amorim e João Maurício de Freitas, líder do partido no Rio.

Das mãos dos parlamentares do PSOL, Lula recebeu uma carta com 20 propostas para o Rio de Janeiro. A principal, apresentada ao petista por Renata Souza, é a criação de um programa de renda básica para cidadãos do estado, com o qual o petista demonstrou simpatia: chegou a dizer que Eduardo Suplicy merece um Prêmio Nobel pela dedicação à causa em São Paulo. O ex-presidente mencionou que será “inevitável” discutir uma iniciativa semelhante a nível nacional.

Por fim, cobrou um compromisso dos aliados em garantir não só a eleição de Freixo para o governo do Rio como de bancadas expressivas da esquerda na Alerj e em Brasília.

O Globo

LInk da matéria

.