Lideranças comunitárias que atuaram na pandemia são homenageadas
Para marcar o Dia Estadual de Mobilização do enfrentamento à Covid-19 e seus impactos nas favelas e periferias do Rio de Janeiro, a Fiocruz em parceria com a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) promoverá um encontro entre autoridades e lideranças comunitárias hoje, às 10h, no Plenário da Alerj.
Na ocasião, serão concedidas, por autoria da deputada estadual Renata Souza, Moções de Louvor de reconhecimento a atores sociais que atuam neste relevante tema. Mais de 20 atividades ocorrerão ao longo do dia em favelas e instituições.
Mapa social do corona
A 14ª Edição do Mapa Social do Corona, elaborado pelo Observatório de Favelas e lançado no início de fevereiro, reforça a importância do trabalho voluntário e social realizado por organizações e lideranças comunitárias.
O estudo apresenta o impacto de ações de apoio, solidariedade e mobilização para enfrentamento da Covid 19 em favelas e áreas periféricas, que se mostrou durante as fases mais delicadas da pandemia. Os territórios analisados foram principalmente das Zonas Sul, Norte e Oeste do Rio de Janeiro.
O relatório Mapa Social do Corona #14: Fortalecimento de Agentes de Solidariedade na Pandemia: Acesso a recursos, desenvolvimento institucional e efetividade das ações contra o novo coronavírus nas favelas, o primeiro de 2023, analisa exemplos de atuação na Rocinha (Zona Sul), na Penha (Zona Norte) e em Guaratiba (Zona Oeste).
Embora estejam em localidades muito distantes, na cidade do Rio de Janeiro, as ações se assemelham. Em todos os locais foi possível observar a mobilização dos agentes de solidariedade em favelas e suas redes de parcerias no sentido de coletar informações, disseminar e ajustar as dinâmicas e práticas de trabalho.
ANF
Link da matéria
.