Voltar ao site

Filme “Sementes”, minissérie “Para Onde Vamos?” e mais destaques desta quarta

Revolução liderada por mulheres negras ganha espaço na grade do Canal Brasil

· Matérias

Filme “Sementes”, minissérie “Para Onde Vamos?” e mais destaques desta quarta

Revolução liderada por mulheres negras ganha espaço na grade do Canal Brasil

A luta de mulheres negras na política e na sociedade ganha luz na programação do Canal Brasil desta quarta-feira (7). A minissérie documental Para Onde Vamos?, dirigida por Claudia Alves, às 19h30min,  apresenta o movimento de mulheres negras no Brasil através da história de ativistas que estão liderando verdadeiras revoluções no modo de fazer e pensar políticas públicas no país.  

Ao longo de três episódios, a produção traz uma narrativa de ação, potência e perspectiva positiva que desconstrói e subverte os espaços marcados por exclusão e violência. Anielle Franco (do Rio de Janeiro, irmã de Marielle), Áurea Carolina (Minas Gerais), Elaine Ferreira do Nascimento (Piauí), Paula Beatriz de Souza Cruz (São Paulo) e Vilma Reis (Bahia) são as entrevistadas que, de dentro da política institucional ou na sociedade civil, atuam em seus territórios e são representantes de uma das maiores forças de renovação hoje no Brasil.

Thank you for watching

Um relatório realizado pelo Movimento Mulheres Negras Decidem e pelo Instituto Marielle Franco foi usado como suporte na construção da série. A preocupação social delas ficou evidente: das 245 ativistas negras entrevistadas, 62% delas afirmaram atuar diretamente em alguma ação de combate à covid-19. 

As filmagens ocorreram durante a pandemia e contaram apenas com profissionais mulheres na equipe. No set, mulheres negras representaram 80% de toda a produção. Após a transmissão na TV, todos os episódios serão disponibilizados no Globoplay.

Após Para Onde Vamos?, o Canal Brasil exibe o documentário Sementes – Mulheres Pretas no Poder, às 20h. A produção acompanha o maior levante político conduzido por mulheres negras que o Brasil já viu, durante as eleições de 2018, em resposta à execução de Marielle Franco. Com direção de Éthel Oliveira e Júlia Mariano, o filme traz falas de seis mulheres pretas que se lançaram como candidatas a deputadas: Mônica Francisco, Renata Souza, Talíria Petrone, Rose Cipriano, Tainá de Paula e Jaqueline Gomes.

GZH

Link da matéria