Voltar ao site

Disputa interna no PSOL aquece a corrida pela pré-candidatura à Prefeitura do Rio

· Matérias

Disputa interna no PSOL aquece a corrida pela pré-candidatura à Prefeitura do Rio

A batalha interna no PSOL pela candidatura à Prefeitura do Rio já está a mil por hora.

Nos bastidores, uma ala da direção estadual do partido quer concretizar logo o nome do deputado federal Tarcísio Motta — sem as tradicionais prévias, que escolheriam o candidato.  

Entre agosto e setembro, começam as plenárias que antecedem o Congresso Nacional do PSOL.

A ideia seria emplacar Tarcísio já nesta etapa, sem o debate com a base — onde a deputada estadual Renata Souza, que já pôs o seu nome no tabuleiro, potencialmente teria vantagem no aspecto da representatividade.

Luta à vista

Mas, engana-se quem pensa que Renata vai desistir fácil. A moça lembra que teve mais votos que Tarcísio nas últimas eleições — mesmo disputando uma vaga na Assembleia, enquanto o coleguinha brigava por espaço na Câmara.

Renata deve lutar até o fim por uma dobradinha das mulheres: ela, candidata no Rio; e Talíria Petrone, em Niterói.

Do outro lado da Baía de Guanabara, Talíria já foi oficializada a pré-candidata dos socialistas.

Outro lado

Em nota, o presidente do PSOL Carioca, Juan Leal, afirmou que o partido "tradicionalmente, realiza convenções eleitorais que respeitam a opinião de sua base. O método de definição da pré-candidatura ainda não chegou ao debate no Diretório Municipal, mas certamente será encaminhado de maneira democrática, com o objetivo de fortalecer o partido na construção da unidade da esquerda em torno de um projeto que transforme o Rio pra valer"

Extra

Link da matéria

.