Deputadas pedem medidas contra violência às mulheres ambulantes em ofícios à prefeitura e à PM
As deputadas Renata Souza (PSol) e Dani Balbi (PCdoB), presidentes das Comissões de Defesa dos Direitos da Mulher e do Trabalho, respectivamente, estão elaborando ofícios endereçados à prefeitura e à Polícia Militar. No documento, as parlamentares irão questionar o excesso de violência contra mulheres ambulantes. A medida foi uma das deliberações da audiência pública realizada na Alerj nesta terça-feira (30), que teve como tema central as lutas das mulheres trabalhadoras informais.
Durante o evento intitulado, promovido pela Escola do Legislativo (Elerj), Renata Souza defendeu a inclusão das trabalhadoras informais no orçamento público, visando o desenvolvimento de políticas voltadas à geração de emprego e renda. "A maioria dessas mulheres é negra, mãe e periférica, com dupla jornada e sem acesso aos direitos e garantias fundamentais, ou seja, são a parte mais oprimida das mulheres que, no conjunto, já sofrem com a extrema desigualdade de gênero em nosso país e no nosso estado”, apontou.
Além disso, as parlamentares também devem encaminhar ofícios à Secretaria Estadual do Trabalho solicitando informações sobre os programas de emprego existentes voltados para mulheres, bem como as oportunidades específicas de capacitação de cuidadoras.
*Gustavo Braz, sob supervisão de Aline Macedo.
O Dia