Deputada Renata Souza é chamada de 'macaca' após denunciar racismo em plataforma de inteligência artificial
Rio - A deputada estadual Renata Souza (Psol) registrou na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi), nesta quinta-feira (9), os ataques racistas que sofreu após expor que uma plataforma de inteligência artificial havia criminalizado uma mulher negra. Depois da denúncia contra a plataforma, a parlamentar foi chamada de "macaca" e também recebeu xingamentos de perfis. Renata foi à especializada, no Centro do Rio, no fim da manhã desta quinta-feira (9), para registrar as ofensas e também para prestar depoimento sobre o estereótipo propagado pela ferramenta.
Deputada estadual Renata Souza presta depoimento na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi), nesta quinta-feira (9)Renan Areias/ Agência O Dia
Publicidade
"Vocês vão perder às IAs desenhadeiras porque uma macaca (sim, uma macaca), fabricou uma notícia falsa sobre a IA que simula traços da Disney"; "Essa macaca, p* e arrombada (isso mesmo, macaca mesmo! Dane-se se você acha isso racismo), fabricando uma notícia falsa para, muito provavelmente, dar entrada com uma lei que proíbe o uso de inteligência artificial desenhista para o público. Uma doente mental desgraçada", escreveram alguns perfis em mensagens de ódio contra a deputada.
No último dia 26, a parlamentar, que também é presidenta da CPI do Reconhecimento Fotográfico nas Delegacias, disse que foi surpreendida pelo racismo algorítmico, ao pedir a um robô de inteligência artificial para criar uma mulher negra na favela, ao estilo Pixar. Ela obteve como resultado a imagem de uma personagem segurando uma arma de fogo.
Uma nova trend surgiu nas redes sociais onde internautas vêm utilizando inteligência artificial para criar personagens semelhantes aos desenhos da Disney e Pixar. Apesar de se parecerem, as imagens são criadas a partir de um 'robô desenhista' de um site da Microsoft e logo se tornou uma febre na web.
Famosos e influenciadores postaram suas versões no estilo 'Pixar', já outros perfis têm pedido por desenhos de cidades brasileiras, capas de álbuns de artistas, personagens famosos e entre outros tipos de artes.
O que diz a Microsoft
Procurada pelo DIA, a empresa Microsoft informou que acredita que a 'criação de tecnologias de IA confiáveis e inclusivas é um tema crítico e algo que leva muito a sério'. "Estamos investigando este relato e tomaremos as medidas adequadas para ajustar nosso serviço. Estamos totalmente comprometidos em melhorar a precisão dos resultados desta nova tecnologia e continuaremos fazendo investimentos adicionais para isso à medida que ela continua a evoluir", informa a nota
O Dia
Link da matéria
ota.