Deputada do Psol que acusou inteligência artificial de racismo é checada duas vezes
A deputada estadual Renata Souza (Psol-RJ) foi checada no Twitter/X, nesta sexta-feira, 27, depois de acusar a inteligência artificial (IA) de “racismo algorítmico”.
De acordo com a parlamentar, a personagem gerada pela IA, com base no universo de desenhos do estúdio Pixar, não veio conforme o pedido original. Isso porque a imagem mostrou uma mulher negra segurando uma arma na favela.
Renata queixou-se na internet de o mundo supostamente ser “forjado pela branquitude”. “A reprodução da estrutura racista se dá em todos os espaços e ferramentas”, disse.
“É duvidoso que a IA tenha inserido uma arma de fogo na imagem sem uma solicitação”, afirma a checagem feita por um fórum de usuários da rede social. “Sabe-se que os geradores de imagem mais populares, como DALL-E e Bing, possuem rigorosas políticas que visam evitar imagens com armas, atividades ilegais e violência geral.”
Checagem dupla por post sobre racismo com inteligência artificial
Renata decidiu responder à primeira checagem com um print do suposto pedido original. Dessa forma, acabou levando outra checagem. “Vários internautas tentaram replicar o ‘erro’ usando os mesmos prompts que a autora alega ter usado, e em nenhuma vez apareceu arma”, diz o novo alerta. “O mais provável é que a alegação seja falsa na tentativa de gerar alarde.”
Revista Oest