A deputada estadual Renata Souza (PSOL-RJ) protocolou um projeto de lei, publicado nesta sexta-feira, que prevê a instalação de câmeras nos uniformes dos policiais civis e militares do estado do Rio de Janeiro. O objetivo da proposta é monitorar o uso legal e progressivo da força, garantindo assim, a segurança dos agentes e da população.
Neste ano, o Rio de Janeiro bateu recordes nos números de violência policial. O estado registrou 741 vítimas nos cinco primeiros meses de 2020, o maior número registrado nos últimos 22 anos, segundo dados do Instituto de Segurança Pública do Rio (ISP).
“As imagens geradas por câmeras colocadas nas fardas podem ajudar a esclarecer atuações controversas. O objetivo é dar segurança à ação policial, além de assegurar a possibilidade de não haver violações de direitos da população e reduzir os índices criminais”, explica Renata Souza, que também é presidente da Comissão de Direitos Humanos da Alerj.
O uso de câmeras em uniformes de agentes de segurança já é uma realidade em São Paulo. Lá, a Polícia Militar pretende retreinar a tropa e instalar câmeras nos uniformes de policiais, além de ampliar a quantidade de armas não letais para uso durante as abordagens, diminuindo, assim, o uso desnecessário de arma de fogo.
Tupi FM