Deputada denuncia ‘racismo algorítmico’ de IA após ser retratada com arma na mão
Renata Souza (PSOL-RJ) quis criar arte inspirada em pôsteres da Disney, mas recebeu um desenho de uma mulher negra armada
A deputada estadual Renata Souza (PSOL-RJ) afirmou, nesta quinta-feira (26), ter sofrido “racismo algorítmico” após ter sido retratada, em um desenho, com uma arma de fogo por uma plataforma de inteligência artificial (IA) .
Nas redes sociais, a parlamentar relata que queria criar uma arte inspirada nos pôsteres da Disney, mas se deparou com uma imagem, gerada por IA, que a retratava armada.
“A descrição pedida era de uma mulher negra, de cabelos afro, com roupas de estampa africana num cenário de favela. E essa foi a imagem gerada. Não pode uma mulher negra, cria da favela, estar num espaço que não da violência? O que leva essa “desinteligência artificial” a associar o meu corpo, a minha identidade, com uma arma?”, publicou a deputada.
Renata Souza também classificou o ocorrido como “reprodução da estrutura racista”, que se dá “em todos os espaços e ferramentas.”
“Não há isenção ou imparcialidade, é claramente racismo algorítmico. Enquanto presidenta da CPI do Reconhecimento Fotográfico [na Assembleia Legislativa do Rio] observo o quanto pessoas negras podem ser vitimadas por mecanismos, como o reconhecimento facial, mesmo sendo inocentes”, afirmou
O Tempo