Deputada defende descentralização dos mamógrafos pelo Rio
A deputada estadual Renata Souza (PSOL), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, fez um levantamento sobre a situação dos aparelhos de mamografia disponíveis para diagnóstico de mulheres no Rio. Segundo os dados do Ministério da Saúde, o estado ocupa a terceira colocação no número de equipamentos disponíveis pelo SUS, totalizando 274, sendo somente dez do governo estadual.
Mas, isso não significa que a fila de exames esteja andando conforme esperado: nesse quesito, o Rio aparece em sexto lugar, com 75.223 exames realizados. Estados com população inferior realizam mais exames, como por exemplo: Paraná (104.693) e Rio Grande do Sul (105.112).
“A descentralização dos exames é importante, visto que não são todos os municípios que detém o aparelho. O serviço deve ser disponível à população de forma regionalizada, facilitando assim, o acesso das mulheres aos serviços de diagnóstico. Cabe ao governo do Estado a responsabilidade de apoiar a aquisição do mamógrafo por esses municípios. É preocupante saber que no governo estadual há somente 10 aparelhos”, defendeu a parlamentar.
Extra
Link da matéria
.