Deputada acusa robô que faz desenhos ao estilo Pixar de racismo após tecnologia gerar imagem de mulher negra armada
A deputada estadual Renata Souza (PSOL), do Rio de Janeiro, afirmou que, ao pedir para o "robô desenhista" criar um personagem de mulher negra na favela, ao estilo Pixar, obteve, como resultado a imagem de uma pessoa segurando uma arma na mão.
A criação de personagens com os traços conhecidos do estúdio de animação se tornou uma trend nos últimos dias porque está disponível, gratuitamente, num site da Microsoft. As ilustrações são geradas por Inteligência Artificial, a partir de um detalhamento.
Na publicação, a deputada acusou a plataforma de "racismo algorítmico" e disse que a descrição feita para pedir a imagem foi de "uma mulher negra, de cabelos afro, com roupas de estampa africana num cenário de favela”.
.
Deputada denuncia caso de racismo ao criar personagem estilo "Disney Pixar" — Foto: Instagram/ Reprodução
Na mesma postagem, Renata incluiu uma foto na qual segura um diploma. Doutora em Comunicação e Cultura pela Pontifícia Universidade Católica (PUC/RJ), a deputada foi criada no Complexo da Maré. Zona Norte do Rio.
Renata também é conhecida por ter sido amiga e chefe de gabinete de Marielle Franco, vereadora assassinada a tiros em 2018.
"O racismo algoritmo está aí. Essa lógica de criminalização das pessoas negras, nesses territórios de favelas e periferias, também está nos algoritmos", completou a deputada, que também publicou um vídeo relatando a situação.
"Acreditamos que a criação de tecnologias de IA confiáveis e inclusivas é um tema crítico e algo que levamos muito a sério", diz a nota.
O "robô desenhista" foi criado pela mesma desenvolvedora do ChatGPT, a Open AI, parceira da Microsoft.
Entenda a trend
Aprenda a criar o seu personagem 'Disney Pixar', nova trend das redes sociais
Com o crescimento da trend, nas redes sociais, famosos postaram versões ao estilo Pixar e outros perfis têm pedido desenhos sobre cidades brasileiras, capas de álbuns, personagens famosos do cinema, entre outros temas.
O g1 listou o passo a passo de como acessar a plataformaes).
G1