CPI DO RECONHECIMENTO FACIAL DEBATE IDENTIFICAÇÃO FOTOGRÁFICA NAS DELEGACIAS
A Comissão Parlamentar de Inquérito do Reconhecimento Fotográfico nas Delegacias, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), realiza nesta quinta-feira (29/06) reunião com a Dra. Maíra Fernandes para apresentar o relatório do Grupo de Trabalho do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) sobre esse tema. A reunião acontece a partir de 13h, na sala 1808, no Edifício Lúcio Costa, sede do Legislativo.
A presidente do colegiado, a deputada Renata Souza (PSOL), disse quais os objetivos dessa CPI. "Ainda estamos em um primeiro momento da CPI no qual precisamos mapear o problema, analisar a documentação já reunida e ouvir vítimas. A reunião desta quinta será um primeiro passo nessa investigação propriamente dita. Pretendemos avançar na compreensão das causas e das responsabilidades, assim como na formulação de soluções para impedir a prática de prisões arbitrárias e racistas em nosso estado. Não podemos banalizar um modelo que promove o encarceramento de jovens negros com base exclusivamente em reconhecimento fotográfico", disse a deputada.
Participam também da comissão as deputadas Dani Balbi (PCdoB) e Veronica Lima (PT), o relator Marcio Gualberto, o vice-presidente deputado Julio Rocha (AGIR) e o deputado Marcelo Dino (União Brasil).
Alerj