Comissão vistoria hospital que ganhou manchetes com casos que horrorizaram o país
A deputada estadual Renata Souza (PSOL) fez uma vistoria no Hospital da Mulher Heloneida Studart, em São João de Meriti, que ganhou manchetes nos últimos meses com casos que horrorizaram o país.
Foi lá onde uma passista da Grande Rio se internou para retirar miomas no útero, e voltou para casa com o braço amputado. Além do escândalo envolvendo o anestesista acusado de estupro, em julho do ano passado.
Representando a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Alerj, Renata foi recebida pelo diretor Abrahão Vianna, que a acompanhou em visita por toda a unidade, que atende casos de alto risco.
A deputada ficou impressionada com a qualidade da infraestrutura e dos equipamentos, e fez um elogio à equipe de enfermagem pela coragem ao denunciar o caso do anestesista.
Um ofício com 22 perguntas foi entregue ao diretor clínico, com questionamentos sobre problemas como a mortalidade materna, violência sexual, aborto legal, e sobre os impactos da crise financeira nos recursos destinados à unidade.
A deputada encontrou bancos de sangue e de leite do hospital muito baixos e, por isso, recomendou campanhas permanentes para a ampliação do número de doadores e doadoras.
Embora o diretor não tenha informado dados precisos sobre o quadro de profissionais, assessoras da parlamentar conversaram com mães que se queixaram da insuficiência do número de obstetras.
Extra
Link da matéria
.